
CURRICULUM
Porque é que somos diferentes?
Educação para o século XXI!
Na nossa escola, vamos para além da aprendizagem tradicional, com uma abordagem que pensa no futuro e que prepara os alunos para um mundo dinâmico e em constante evolução.
Combinamos a excelência académica com competências para a vida, promovendo a inteligência emocional, o pensamento crítico e a adaptabilidade. Através de um desenvolvimento holístico – mente, coração e espírito – capacitamos os alunos para se tornarem líderes resilientes, confiantes e cheios de recursos.
Num mundo em constante mudança, preparamo-los para abraçar oportunidades, ultrapassar desafios e prosperar.
Educação Inovadora de Nível Mundial e Baseada na Investigação
A nossa escola adopta uma abordagem holística da educação, desenvolvendo quatro dimensões fundamentais: conhecimento, competências, carácter e meta-aprendizagem. O modelo 4D foi desenvolvido por investigadores de Harvard e utilizado como base para o projeto Educação 2030 da OCDE e é globalmente adotado por vários Ministérios da Educação e jurisdições. Enquanto muitas escolas dão ênfase ao conhecimento tradicional, a nossa abordagem é equilibrada, dando igualmente prioridade a competências como o pensamento crítico, a resiliência, a ética e o crescimento pessoal.
Currículo Baseado em Competências
- Conhecimentos modulares e adaptados: O currículo elimina conteúdos desnecessários, centrando-se em conceitos-chave e conhecimentos modernos como STEM, literacia digital, consciência global e pensamento sistémico.
- Currículo baseado em competências: competências como o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração, a resiliência, entre outras, estão incorporadas no currículo principal e são reforçadas durante a “Be Hour” dedicada, promovendo um crescimento significativo e consistente para cada aluno.
Pedagogia Ativa e Centrada no Aluno
- Aluno: Incentivamos a autonomia, dando aos alunos a possibilidade de tomarem conta das suas decisões de aprendizagem e promovendo a responsabilidade pelo seu progresso.
- Aprendizagem baseada em projectos (PBL): Os alunos participam em projectos interdisciplinares que abordam desafios do mundo real, tais como questões ambientais ou preocupações sociais locais.
- Feedback contínuo e intencional: Avaliações frequentes e específicas centram-se no desenvolvimento de competências e não apenas nos resultados académicos, assegurando um crescimento equilibrado.
Integração de Competências Socio-Emocionais
- Carácter e Valores: Damos prioridade à formação de cidadãos globais com uma forte orientacao moral, promovendo a ética, a liderança, a empatia e a resiliência.
- Cultura de crescimento: Tanto os alunos como os professores são encorajados a adotar uma mentalidade de crescimento, promovendo a adaptabilidade e a aprendizagem continua.
Ambiente Escolar Transformador
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Metodo holístico: O ambiente escolar fomenta a colaboração, a comunicação e a criatividade, tratando os alunos de uma forma holistica e completa – social, emocional e cognitiva.
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Professores como modelos: Os nossos educadores personificam a flexibilidade, a abertura à inovação e os valores e competências fundamentais que a escola procura transmitir.
Educação Global
- Sustentabilidade e responsabilidade global: Preparar os alunos para enfrentar os desafios globais, incluindo as alterações climáticas, a desigualdade social e a transformação tecnológica.
- Interdisciplinaridade: Incentivar as aplicações práticas do conhecimento em várias disciplinas, aumentando a relevância e o impacto.
Avaliação Transformadora
- Centrada nas competências transferíveis: As avaliações, tanto a nível individual como escolar, medem as competências transferíveis e relevantes, indo além da retenção e memorizacao de conteúdos.
- Progresso individualizado: Avaliamos o desenvolvimento global de cada aluno, incluindo as dimensões socio-emocionais.
- Abordagem baseada em dados: Recolhemos dados sobre a evolução dos alunos ao longo do tempo, no início e no final do ano letivo. Com base nestes resultados, tomamos decisões baseadas em dados sobre intervenções direcionadas e costumizadas ao nível do aluno.
Utilização Estratégica da Tecnologia
Aproveitamos a tecnologia para maximizar o tempo de aula para a interação humana e as competências que a tecnologia não pode reproduzir, como a empatia, a liderança e o pensamento crítico.
Personalização: A tecnologia, incluindo a IA, adapta o ensino às necessidades específicas de cada aluno, permitindo uma progressão individualizada.
Inovação e Flexibilidade
- Modelo escolar único: Concebemos modelos inovadores e adaptáveis, adaptados às necessidades futuras, em vez de nos cingirmos às estruturas tradicionais.
- Cultura de aprendizagem continua: Tanto os alunos como os professores são encorajados a aceitar a mudança, a aprender com os erros e a dar prioridade ao crescimento constante.